terça-feira, 27 de abril de 2010

Jovens se acorrentam para exigir apuração em denuncias que envolve Prefeito de Guarulhos


A apuração de acusações de corrupção contra o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), provoca tumulto na Câmara Municipal da cidade. Há cerca de 20 policias militares no plenário, lotado de manifestantes.
Dez estudantes adolescentes se acorrentaram uns aos outros e prometem permanecer no local até garantir que o processo contra o prefeito terá continuidade. Procurado pelo G1, o prefeito de Guarulhos não quis se manifestar.
O principal denunciante sobre o suposto esquema de corrupção prestou depoimento na manhã desta terça-feira. Agora os manifestantes querem garantir que a comissão que trata do assunto dê continuidade ao processo. O denunciante tinha depoimento marcado para segunda-feira (26) pela manhã, mas adiou o compromisso para esta terça (27).
A comissão especial de 17 vereadores criada em 13 de abril para investigar o caso tem até meia-noite de quarta-feira (28) para produzir um parecer, a favor ou contra a continuidade do processo. Esse parecer deve ser concluído nesta quarta-feira (28).
O parecer será submetido ao plenário e, se aprovado , abrirá espaço para a criação da comissão especial. Essa comissão poderá aprofundar as investigações e tem poder para pedir a cassação do prefeito nos próximos meses. Caso o pedido de criação da comissão não seja aprovado, o caso será arquivado.
Segundo a Lei Orgânica do Município, artigo 65, após receber o parecer da comissão especial, o presidente da Câmara, Alan Neto (PSC), deve convocar uma sessão especial para votar o relatório elaborado pelo relator da comissão especial, Edmílson Souza (PT). O parecer tem de ser aprovado em plenário por pelo menos 20 vereadores.
O vereador Rui Ricardo (PPS), integrante da oposição, afirma que o prefeito é acusado por uma ex-dirigente da Organização Água e Vida de má gestão de recursos públicos do programa Saúde da Família. Ainda de acordo com ele, há denúncia de que projetos em parceria com a prefeitura não eram realizados em sua totalidade e que houve saques irregulares de recursos envolvendo vários nomes da cidade, entre eles, o de um empresário fotografado em um churrasco fornecido pela prefeitura a agentes de saúde.

O vereador Alencar Santana (PT), disse que o depoimento do denunciante não mostra qualquer motivo para que a comissão especial seja instalada. "A comissão não tem qualquer elemento que possa concluir que o prefeito tenha praticado qualquer ato de responsabilidade político-administrativa. O denunciante foi ouvido e demonstrou total despreparo e total desconhecimento. Ele não soube apontar nenhum fato praticado pelo prefeito. Ao contrário, disse que sequer conhecia os termos da denúncia e que sua denúncia foi tão somente política, representando o PPS", disse o vereador petista.

Fonte Globo.com
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/estudantes-se-acorrentam-para-exigir-cassacao-do-prefeito-de-guarulhos.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Galera quero parabenizar a todos e dizer que nossa luta vai ser longa e espero todos juntos de nos pois estaremos empenhados para uma cidade um pais melhor para os jovens e toda sociedade ass: Andý

Postar um comentário