segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tudo para a ONG da primeira-dama

Entidades comandadas por mulher e amigos do prefeito de Guarulhos são investigadas por desvios de verbas da Saúde e caixa 2 para campanhas eleitorais

Alan Rodrigues


Guarulhos, a segunda maior cidade paulista em arrecadação e a sétima do País, está abalada por uma investigação conduzida pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). O inquérito nº 79/2010 instaurado pela Promotoria de Justiça da cidade investiga um suposto escândalo de corrupção que envolve a prefeitura e duas conhecidas instituições não governamentais dedicadas à implantação de programas sociais na área da Saúde. Estas ONGs, fundadas pelo próprio prefeito de Guarulhos, Sebastião Alves de Almeida, e que foram administradas por seus familiares e assessores, seriam possivelmente utilizadas como fachada para um esquema de caixa 2 destinado a financiar campanhas eleitorais, segundo o Ministério Público.




AFINADOS
O prefeito Sebastião Alves de Almeida e sua mulher, Maria Alves de Almeida,
investigados pelo desvio de verbas públicas do programa Saúde da Família



De acordo com a acusação, as duas ONGs receberiam recursos do programa Saúde da Família para contratar as equipes que operariam os seviços no município. O dinheiro, porém, acabaria desviado com a contratação de um número de médicos, enfermeiros e funcionários menor do que o declarado por elas. Nos próximos dias, os promotores irão rastrear saques bancários feitos pelas entidades, na boca do caixa, em volume de dar inveja a qualquer mensaleiro.

Conforme denúncias aceitas pela Promotoria de Guarulhos, o prefeito Almeida (PT) teria facilitado contratos que rechearam os cofres das ONGs com mais de R$ 37 milhões nos últimos seis anos. A Casa de Cultura Água e Vida e o Instituto de Promoção Social Água e Vida, as entidades sob suspeita, foram fundadas por Almeida quando ele ainda era vereador na cidade Em 2008, quando ele assumiu a prefeitura, o Instituto já tinha passado a ser presidido por sua mulher, Maria Alves de Almeida, conhecida na cidade pelo apelido de Lourdes. Por seis meses, a primeira-dama do município seguiu neste cargo, embora já tivesse assumido também a direção do Fundo Municipal de Solidariedade, uma espécie de secretaria que cuida dos convênios sociais. O MP considera gravíssima a dupla função, ainda que por curto período de tempo. Além da mulher do prefeito, as entidades ainda contavam com a participação da filha dos Almeida, de seu namorado e de outros seis assessores da prefeitura, numa verdadeira “ação entre amigos”, segundo o MP.

“Não existe nenhum problema nisso, porque minha mulher não assinou nenhum contrato”, diz Almeida. “Não é da noite para o dia que se sai e se esquece de uma entidade”, afirma o prefeito, que ainda hoje é avalista do imóvel alugado pela instituição.O fato de as duas ONGs funcionarem como “irmãs siamesas”, de acordo com a definição da denúncia ao MP, também não seria um problema para o prefeito. “É que uma tem função de ajudar a outra”, argumenta. Na quarta-feira 12, os promotores começaram a ouvir as partes envolvidas na denúncia que também foi entregue à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério Público Federal e à CPI das ONGs do Congresso Nacional.



O caso de Guarulhos chegou até os promotores por denúncias feitas justamente pelos dois atuais presidentes das entidades, Denise Laura Xavier Veluchi, da Casa de Cultura, e João Luiz Martins Rubira, do Instituto. Ambos eram amigos íntimos do casal Almeida. “Acontece que cansei de ser usada”, diz Denise. “Eu era um laranjão”, define Rubira. Eles responsabilizam o prefeito pelas irregularidades apontadas e dizem que havia complacência do político com as falcatruas. “Quinzenalmente, eu tinha que prestar contas da entidade em café da manhã na casa do prefeito, com ele e sua mulher”, relata Denise.

“De fato ela já esteve em minha casa, uma ou duas vezes, mas para conversar com minha mulher”, alega o prefeito. “O resto é tudo mentira”. A distribuição das verbas da prefeitura, segundo ele, seguiu “critérios técnicos”. Almeida diz que as acusações não passam de jogo político eleitoreiro. “Eles se venderam para nossos adversários”, acusa. O prefeito admite, porém, que Denise e Rubira se tornaram dirigentes das ONGs por indicação direta da família Almeida e seus assessores. “Ela era amiga de minha mulher e o João eu conheci no movimento sindical”, conta.

DENÚNCIA
Ex-presidentes das ONGs, Denise Veluchi
e João Luiz Rubira, que se define como um “laranjão”
temiam ser responsabilizados pelas irregularidades


Denise, que recebia um salário de R$ 5 mil na Casa de Cultura, e Rubira, que recebia R$ 3 mil, dizem que resolveram denunciar o esquema de desvios porque temiam ser responsabilizados pelas irregularidades. “Eles queriam que eu assinasse o balanço de 2009 sem que eu soubesse de nada e eu não aceitei”, diz Denise. “Já assinei muito cheque sem saber a finalidade e fiquei com medo de continuar fazendo coisa errada.” Os documentos em poder do MP mostram que mais de 90% dos recursos que abasteciam o caixa da Casa de Cultura Água e Vida saíram dos cofres da União através de convênios do programa Saúde da Família. Os possíveis desvios poderão ser comprovados pelos livros-caixa das entidades. “Existem vários cheques de mais de R$ 100 mil descontados na boca do caixa, pagamentos de diretores e provas do caixa 2”, diz Denise. Para comprovar a utilização de dinheiro não contabilizado movimentado pela entidade, como a retirada de recursos por diretores, pagamentos em espécie para a primeira-dama e contas superfaturadas, Denise apresentou ao MP cópias de um livro-caixa. “Esses documentos me foram passados pelo namorado da filha do prefeito, o Diego”, afirma a ex-presidente. “Vamos provar que tudo isso é uma farsa”, rebate Almeida. O prefeito confirma que o namorado de sua filha trabalhou na ONG e hoje é seu assessor.

As acusações em poder do MP estão descritas e documentadas em 502 páginas, contendo extratos bancários, prestações de contas e cópias de contratos. Entre as folhas 404 e 429, as movimentações bancárias revelam saques de cheques de alto valor, que a ex-presidente da entidade, Denise, garante não ter a menor noção a que se referem.“Eu não tinha acesso a senhas e muito menos à vida financeira da entidade. Fui colocada ali para ser usada”, diz ela. Um extrato bancário da conta-corrente da Casa de Cultura Água e Vida mostra que no dia 2 de abril do ano passado foi sacado no caixa da agência do Banco do Brasil no bairro Jardim Tranquilidade o cheque de número 852.273, no valor de R$ 168.333,54. A quantia foi compensada para outras contas que o MP agora vai rastrear. Extratos de apenas dois meses revelam que a prática de grandes retiradas se repetia rotineiramente. Em 8 e 11 de maio de 2009, na mesma conta e agência, foram sacados outros R$ 323.452,92. À ISTOÉ, em seu gabinete, o prefeito Almeida exibiu documentos bancários demonstrando que as retiradas na boca do caixa foram feitas para o pagamento de salários. “Está evidente que houve um erro do banco no lançamento dos extratos”, diz o prefeito. “Conseguiremos provar que tudo isso é uma farsa”, conclui. O MP é mais cauteloso. O promotor Nadim Mazloun assegura que só depois de um rastreamento bancário mais detalhado será possível estabelecer quanto dinheiro saiu dos cofres das ONGs e qual o exato destino dado a ele. “Está é uma investigação delicada que envolverá a quebra do sigilo bancário das entidades e das pessoas envolvidas”, afirma Mazloun.


FONTE:

http://www.istoe.com.br/reportagens/72925_TUDO+PARA+A+ONG+DA+PRIMEIRA+DAMA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

17 comentários:

Caique Marcatti disse...

é o Prefeito do Elói Pietá ...

Guarulhos no rumo certo...........

Anônimo disse...

cambada de ladrão..................

vai sair no camburão................

Anônimo disse...

Enquanto se matamos de trabalha

O Partido dos Trabalhadores se mata de tanto

ROUBA

Isabelle Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabelle Oliveira disse...

Viva Almeida!

esse é meu prefeito...e ele sim tem o meu voto!

Sou Almeidista!

Anônimo disse...

VAMOS VER ATE QUANDO ...........

VC É ALMEIDISTA.

Anônimo disse...

POIS O CAMBURÃO ESTA CHEGANDO PARA BUSCA ELE

É A CAMBADA DE PETISTA.......

rsrsrsrsrs

Isabelle disse...

hahahaha

Nossa fora as reportagens, já compraram até a justiça???

Parabéns por gastar seu dinheiro com isso =/

Triste...lamentavel!

ps: Não sou petista sou Almeidista ^^

Anônimo disse...

SABE O QUE VOCE É NA VERDADE

UMA CRETINA

VAI LAMBE SABÃO SUA CRETINA

Isabelle Oliveira disse...

Bom, na verdade eu sou mais que isso e me recuso a descer a sua altura...

se gosta de mentiras problema seu...mas não use o povo para se promover...pq se fosse um homem que realmente se preocupa usaria o dinheiro com coisas significantes!

^^

Caique Marcatti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caique Marcatti disse...

Minha querida Belle não tomando as dores do anônimo ai....

Pois também me nego a participar de conversas do tipo que vocês estão tendo....

Mais ao longo das suas postagens vejo que a senhorita vem, se referindo ao meu movimento que simplesmente pede as apurações (não condenação) das denuncias feita contra a (ONG) Água e Vida.

Você esta me julgando por gastar meu dinheiro

(Parabéns por gastar seu dinheiro com isso =/) de um jeito muito irônico de sua parte.

Mais quero te complementar eu trabalho sou empresário do ramo de Comunicação visual
Ganho meu dinheiro honestamente pago meus impostos, e gasto meu dinheiro do jeito que quiser, minha querida. (Pois meu dinheiro não e publico)

Não sei por que o simples fato de cobrar por apuração incomoda tanto, o motivo que a ONG esta sendo denunciada não e por causa, de coisas banais, mais sim pelo suposto desvio de 32 milhões de reais, diga-se de passagem, dinheiro do meu imposto.

Como você mesma já disse aqui:
Belle:
Triste...lamentavel!

Você disse também:
Belle:
se gosta de mentiras problema seu...mas não use o povo para se promover...

Jamais gostei de mentiras e jamais faria isso por promoção própria, pois e uma causa polemica e delicada para cidade, e também em nem um momento usei o povo Belle, pude contar com que tenho de melhor meus amigos que como eu só estão interessados na apuração (não condenação).

Belle:
pq se fosse um homem que realmente se preocupa usaria o dinheiro com coisas significantes!

Sou homem sim, e provei isto quando coloquei a cara para bater me acorrentado la na câmara coisa que muitos não fariam.
E como já disse o dinheiro e meu e gasto do jeito que bem quiser.

Caique marcatti

Isabelle disse...

Olá Caique,

Já parou para analisar as denuncias? os lados de ambas as partes? pois é tudo contraditório ao que os ex- presidentes da ONG dizem...pois bem...não estou comprando briga de ninguem e nem gosto de me meter neste assunto, só não quero que me ofendam sem ao menos me conhecerem! Entrei no blog por que como todas as outras pessoas querem estar informadas sobre o que acontece com a cidade que gosto muito, o sr anonimo se doeu com um post e veio me ofender...usei a mesma arma!

Quando me referi ao dinheiro, me referi aos gastos do Sr Carlos Roberto, que deixou bem claro na coletiva que ia bancar A VERDADE...que diga-se de passagem é uma porcaria! Já que o Ministério publico está averiguando!

Não sei em que gastou seu dinheiro já que até o Blog é Gratuido... Estou aqui apenas para expor o que penso sobre o assunto como cidadã Guarulhense Apenas! estou cansada com o governo em geral... Acredito em liberdade de expressão, por este motivo estou aqui, e por este motivo como disse deu a cara a bater se acorrentando.

Eu Gosto do Almeida e não sou petista, Não gosto do Carlos Roberto e não quer dizer que não gosto dos tucanos.

Bom... Gaste seu dinheiro da forma que quizer, só que se voltarem a me ofeder, não ficarei calada!

Obs: Se a Justiça provar que houve fraude, serei a 1° pessoa que mudará de opnião e também não me calarei!


Belle
^^

Anônimo disse...

Vê-se bem que o CarlosRoberto está gastando o dinheiro dele, diferentemente, da suposta irregularidade do Sr. prefeito dessa cidade que se comprovado, "gastou" usou o dinheiro do povo, dinheiro que deveria ser usado para o povo, e não para promoção "eleitoreira", diga-se, para promovê-lo a prefeito, seu vice e seus comparsas petistas (alguns vereadores que foram eleitos e que se verificarmos bem não teriam condições de arcar com os gastos de campanha que gastaram e fizeram e conseguiram ser eleitos e que com toda certeza não mais o serão pq hoje não terão o desfrute do dinheiro que não lhes pertence)!!!
Então vamos aguardar o desfecho dessa vergonhosa "denúncia", que se comprovado o desvio, sejam punidos todos os envolvidos e que devam ressarcir aos cofres públicos tudo o que foi desviado!!!
Que a JUSTIÇA SEJA FEITA!!!

Caique Marcatti disse...

Poxa Belle, pessoas iguais a você são difíceis de encontra hoje em dia. (INTELIGANTE)

Gostei do jeito que se expresso em sua resposta, quero aqui te explicar certos pontos que me levaram a se manifesta pois você não devi saber:

Eu fui assessor da Ver. Helena Sena por um tempo e me desliguei da assessoria, pois não concordo com a postura e a posição politica dela.

Mais nem por isso me desliguei da politica, e frequento quase todas as seções ordinárias e extraordinárias da câmara, conheço muitas pessoas (assessores, vereadores e partidários) que frequentas a casa.

Quando essa bomba da ONG Água e Vida e do Prefeito ia estoura, muitos já sabiam ate o próprio Prefeito, pois nosso vereador cowboy teve conhecimento do conteúdo do dossiê e quis vende-lo ao Prefeito.

Ai outros vereadores ficaram sabendo, e logo deram um jeito e protocolar na câmara para que ele não tivesse tempo de vende tais documentos.

Ate ai tudo normal, o documento foi protocolado os vereadores iam vota, a favor ou contra TUDO NORMAL, mais estava correndo um boato nos corredores da câmara que vereadores receberiam muita grana para votar a favor do prefeito, mais ate ai e boato.

Ate um dia que eu estava em uma seção e encontrei um amigo Petista que tem bastante influencia no grupo, e quando me referi ao casa do prefeito veio me dizer que os vereadores já estavam tudo comprado e que o prefeito já tinha 21 votos favoráveis e que não ia dar em nada.

Poxa pelo que você pode ver ele deve ser adivinha, ou ter uma grande influencia no PT para saber do que ia acontecer.)

Tendo a certeza que tudo ia dar em pizza na câmara, decidi faze o que fiz juntei um grupo de amigos para se acorrentar na câmara para que o caso ganhasse mídia e tivesse peso para que o ministério publica tomasse suas providencias.

Consegui o que pretendia, hoje o ministério esta investigando, mais mesmo assim não confio.

Sabe por que.

O promotor Nadim Mazloum e primo do Sr. Nasser que foi o principal financiador da campanha de Sebastiao almeida, e que também é dono dos prédios mais luxuosos que a prefeitura aluga, então fica aqui a pergunta Belle.

Será que vão investigar realmente?

Mais posso ti dizer que meu movimento não paro so estamos esperando a hora certa!

E custe o que custa queremos a APURAÇÂO

Caique marcatti

Isabelle disse...

Olá Caique,

Bom, Não sabia do parentesco do Sr Maszloum com o Sr. Nasser, que como disse foi o principal financiador da campanha do Prefeito... mas para mim isso não influenciará no resultado, até pq não teriam como fazer alterações nos documentos que já foram feitas diversas copias e o promotor do MP não deixaria passar uma quantia tão grande apenas por causa da amizade do Primo.

Ao Sr. Anonimo: QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA =D

O ministério Publico esta de olho, e sim Acredito que a Justiça vai ser feita!

Quem deve pagar, vai pagar!


Belle ^^

Anônimo disse...

está claro que a Denise e o João é que não ficaram com um tostão!!!!
já alguns outros.....pena que até a justiça é comprada nesse país, não só votos!!!

Postar um comentário